O Seminário de Gestão Aduaneira Moderna (Gestão de Origem) e Avaliação do Valor e Classificação do Produto dos Países Lusófonos ocorreu na China entre os dias 10.05 e 30.05 de maio. O evento, que teve como objetivo a troca de informações e conhecimentos na área de classificação, de valoração e de origem de mercadorias, foi organizado pela Instituição Vocacional de Comércio Exterior da Província de Shandong e realizado no Centro de Treinamento em Qingdao. Participaram representantes de todas as Regiões Fiscais da Receita Federal e de países como Cabo Verde e Angola.
O evento foi subdividido em 16 seminários na área de valoração, de classificação e de origem de mercadorias e do funcionamento da aduana chinesa e sua cultura, além de outras informações de interesse sobre o país. Contou ainda com 7 visitas técnicas a empresas e a portos e 8 visitas de imersão cultural a cidades e a museus.
Sobre a participação no evento uma auditora-fiscal afirmou: “foi uma excelente oportunidade de conhecermos a atuação da aduana chinesa, bem com sua evolução e boas práticas, além da troca de experiências nessa área pelos diversos países participantes. Somado a isto tivemos ainda a chance de conhecer de perto a cultura, o povo e os avanços da China”.
“A alfândega chinesa possui status de ministério, supervisiona as atividades de entrada e de saída de mercadorias, possui uma estrutura organizacional centralizada e adota um sistema equivalente à hierarquia militar”, complementou a delegada adjunta da Alfândega da Receita Federal em Recife sobre alguns aspectos que lhe chamaram a atenção.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!