Clássicos brasileiros ganham o mundo

SÃO PAULO – Enquanto as importações brasileiras vêm sofrendo com gargalos estabelecidos nos portos e aeroportos, causados por medidas de fiscalização implantadas pelo governo sem a visão prática e global dos agentes do setor, o país tem incentivado as exportações, que têm conseguido melhor êxito.

Essa é a opinião do presidente e fundador do Grupo Martins, Lourival Martins, que explica que as exportações têm sido consideradas como prioridade por ser, no momento, “a única saída para poder minimizar o problema da crise, com várias pessoas envolvidas na desburocratização dos processos”.

O Grupo Martins realiza atualmente o envio de cargas refrigeradas de logística bastante particular para o exterior, como sorvete e peixe fresco (não congelado). O produto sai das regiões norte e nordeste, e segue especialmente para Miami. Segundo o executivo, “nosso país precisa ter uma cultura mais globalizada, e é possível colocar o seu produto, seja ele qual for, em qualquer lugar do mundo. Para isso, basta ter uma logística eficaz e bem planejada que faça o produto chegar ao destino com um custo baixo.

Pão de queijo

Outro produto brasileiro que tem ganhado o mercado externo é o pão de queijo. A Forno de Minas, indústria de alimentos congelados e líder de mercado na comercialização de pães de queijo no Brasil, participou da Foodex feira de alimentos e bebidas realizada na semana passada, em Chiba, no Japão. “Além da grande comunidade brasileira que vive no país, o pão de queijo conquista, cada vez mais, o paladar do japonês”, afirma a Gerente de Comércio Exterior da Forno de Minas, Gabriela Cioba, que enfatiza a estratégia da empresa em abrir novos mercados.

Atualmente, o pão de queijo é exportado para os Estados Unidos, Canadá, Portugal, Inglaterra, Chile, Peru, Uruguai e Emirados Árabes. Para este ano, ainda estão previstas parcerias com Colômbia, México e Argentina. O intuito é fechar 2020 exportando 15% da produção de pão de queijo. Recentemente, a empresa fechou uma parceria com a TGI Fridays, no Oriente Médio, onde cerca de 50 pontos de venda já incluem o produto no cardápio.

A sede da empresa fica em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e possui 24 mil m². A Forno de Minas também tem uma Indústria de Laticínios própria, que produz o queijo e outros produtos para a fábrica. A empresa conta com mais de 800 colaboradores e seis filiais (Contagem, São Paulo capital, interior de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Brasília).

Fonte: Guia Marítimo-SP/Cleci Leão

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