Argentina vai liberar a entrada de bens importados do Brasil

Autor(es): Janaína Figueiredo
O Globo - 06/12/2013

Mercadorias, que vão de sapatos a carros, estão paradas na fronteira com o país vizinho

O Brasil espera que a partir da semana que vem o governo argentino comece a liberar importações brasileiras que há várias semanas e, em alguns casos, meses, estão aguardando autorização para entrar no país. Um dos setores mais preocupados é o calçadista, que tem cerca de 700 mil pares de calçados esperando sinal verde para ingressar na Argentina. Após reunir-se com as principais autoridades econômicas do governo Cristina Kirchner, empossadas recentemente, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, assegurou ontem que "as perspectivas são boas"

— Nunca houve interrupção de diálogo, houve uma troca de equipe e achamos que foi positiva. O diálogo vai prosseguir, eu diria que revigorado — declarou Pimentel em frente à Casa Rosada, após ser recebido pelo novo chefe de gabinete argentino, Jorge Capitanich.

No dia anterior, o ministro brasileiro se reunira com o novo ministro da Economia, Axel Kicillof, e com o novo secretário de Comércio Interior, Augusto Costa, sucessor do polêmico Guillermo Moreno. Perguntado sobre a relação entre a melhora na relação bilateral e a saída de Moreno (enviado como adido econômico à embaixada argentina em Roma), Pimentel evitou fazer comentários sobre o ex-funcionário, considerado o grande artífice da política protecionista que a Argentina vem aplicando nos últimos anos, prejudicando até mesmo seus principais sócios do Mercosul.

— Não quero manifestar opinião sobre pessoas, não fica bem para mim falar sobre isso. Os calçados começarão a ser liberados a partir da semana que vem — limitou-se a dizer Pimentel.