Cairo (Egito) - O Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Miguel Jorge, informou, hoje (14/4), que o Acordo de Livre Comércio entre o MERCOSUL e o Egito deverá ser assinado em julho próximo. A notícia foi dada durante entrevista coletiva concedida juntamente com o ministro egípcio do Comércio e Indústria, Rachid Mohamed Rachid, que recebeu o ministro Miguel Jorge um pouco antes.
As negociações para o acordo começaram 2003, durante visita do Presidente Lula ao Egito. Seu principal objetivo é ampliar os fluxos de comércio dos quatro países do Bloco com o mercado egípcio.
Joint Venture
O encontro entre Miguel Jorge e Rachid fez parte da agenda da visita de missão empresarial brasileira ao Egito, liderada pelo ministro brasileiro. Durante a audiência, os ministros presenciaram a assinatura de uma joint venture, entre a empresa brasileira Randon, e a egípcia Egypt Power for Trading and Agencies. A associação prevê a construção de uma fábrica, no Egito, para a montagem de semi-reboques a partir de CKDs produzidos no Brasil.
Ainda durante o terceiro dia da missão empresarial ao Oriente Médio, Miguel Jorge se encontrou com os ministros egípcios da Habitação e Urbanismo, Ahmed Alaa E-Din Amin El Maghrabi, e dos Transportes, Alaa El-Din Fahmy.
Amanhã (15/4), haverá as rodadas de negócios entre as 86 empresas brasileiras representadas na missão e os empresários egípcios. Também serão realizados outros encontros do Ministro Miguel Jorge com autoridades do país, entre as quais o primeiro-ministro, Ahmed Mahmoud Mohammed Nazif.
Amanhã à noite, a delegação brasileira seguirá para Beirute, no Líbano, última etapa da Missão Empresarial ao Oriente Médio.
Desafio de missão empresarial brasileira a países mulçumanos é aprender a negociar por etapas