Porto sem Papel

Tem início neste mês a implantação do projeto Porto Sem Papel (PSP). A ferramenta integra informações dentro do conceito conhecido por Single Window, a janela única virtual que fornece dados sobre o processo portuário por meio do mapeamento de todos os procedimentos e anuentes envolvidos.

Com a vantagem de trabalhar as informações mesmo antes de a embarcação chegar ao porto, o recurso entrará em funcionamento no Porto de Santos e a expectativa é de que Vitória e Rio de Janeiro passem a contar com a ferramenta em curto prazo.

Na fase inicial, o PSP será um concentrador de dados, que permitirá o mapeamento de toda a rotina das operações realizadas nos portos. Em sua primeira etapa reunirá informações de seis autoridades (Anvisa, Autoridade Portuária, Receita Federal, Marinha, Ministério da Agricultura e Polícia Federal). O compromisso é alimentar o sistema e tratar os documentos necessários.

Mais adiante, estão previstas medidas sobre rastreabilidade de cargas e demais recursos em prol do processo logístico, conforme explicou recentemente o diretor do Departamento de Sistemas de Informações Portuárias da Secretaria de Portos (SEP), Luís Fernando Resano, para quem os benefícios do Single Window incluem anuências mais rápidas, previsibilidade das regras – pois não serão possíveis diferenças de procedimentos entre os anuentes –, redução de custos, racionalização da aplicação de recursos, confiabilidade e transparência.

Segundo a coordenadora do PSP no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Lisley Paulela, o maior benefício será prover a sociedade de uma solução nacional de TI para gestão dos portos brasileiros. O portal de informações será administrado pelos seis anuentes, que devem alimentar e compartilhar as informações, para permitir o acompanhamento da carga desde a atracação até a chegada.

O PSP vai gerar um Documento Único Virtual (DUV), que formatará os dados necessários. Serão diversas planilhas, alimentadas pela agência de navegação, para encaminhar as informações a serem tratadas pelos anuentes em todas as fases da operação.