Vide abaixo mensagem circulada pela Cia de navegação Maersk Line sobre a nova sistemática de cobrança de avarias nos containers:
“A maioria dos danos aos contêineres pode ser evitada por meio de alguns cuidados e medidas de precaução, como a verificação das condições das unidades vazias na liberação das mesmas para estufagem, assim como na retirada das unidades cheias do operador portuário, garantindo sempre as anotações corretas nos documentos necessários.
Quando um contêiner é devolvido com avarias, precisamos garantir que os custos associados ao reparo do contêiner sejam ressarcidos pela parte responsável, conforme previsto no conhecimento de embarque (B/L).
Dessa forma, estamos fazendo algumas mudanças no modo como lidamos com danos aos contêineres de nossa frota.
A partir de 1° de junho de 2010, passamos a cobrar a taxa de OOS – Out of Service (Fora de Serviço) para todo e qualquer contêiner entregue com sinais de avarias de terceiros.
Como funciona
No momento da devolução do contêiner em nossos terminais, caso seja identificada a avaría, o cliente será notificado e deverá assinar um termo de responsabilidade. Em seguida, o cliente receberá uma nota de débito para quitação da indenização pelos custos provenientes dessas avarias, a qual será composta da taxa OOS além de eventuais reparos que possam ser necessários para que o equipamento retorne à nossa frota.
A taxa de OOS será fixa : USD 150 para contêineres de carga seca, e USD 350 para contêineres de carga refrigerada. Este custo cobrirá as despesas de transporte, içamento, substituição de equipamento, e demais gastos administrativos referentes ao contêiner avariado. A taxa de OOS não inclui os custos de reparo do contêiner. Esta taxa será acrescida ao valor total de reparos a ser cobrado do cliente.
Na prática, significa que, para casos de danos em que o reparo em si custe, por exemplo, USD 50, a parte responsabilizada pelo dano pagará USD 200 por contêiner de carga seca e USD 400 por contêiner de carga refrigerada. Para reparos que excedam USD 50, a taxa total será ajustada caso a caso, ou seja, será o valor da taxa de OOS adicionada aos custos dos reparos.
A forma mais justa
Entendemos que a taxa de OOS é a melhor forma de cobrirmos custos extras quando as unidades são devolvidas avariadas. Como a maioria das avarias pode ser evitada, essa nova medida irá garantir que os clientes trabalhem nessa prevenção.”
Fonte: Informativo 014/2010 - Nuno Ferreira News