Deputado Carlos Minc faz operação contra pneus usados importados no Porto do Rio
Rio - O presidente da Comissão de Combate à Impunidade e pelo cumprimento das Leis da Alerj, deputado estadual Carlos Minc, e agentes do Ibama e da Receita Federal, realizaram na manhã desta sexta-feira, uma blitz, no Porto do Rio, contra a permanência ilegal de 300 mil pneus usados importados de países como Japão, Inglaterra, Itália e Alemanha. Segundo o deputado, as empresas importadoras foram notificadas e, em 30 dias, terão que mandar os pneus de volta para seus locais de origem.
A operação fez parte da Campanha do Cumpra-se!, para que as empresas respeitem a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), de julho do ano passado, que proibiu a importação de pneus usados em todo o território nacional. Calcula-se que atualmente, em todo o Brasil, existam cerca de um bilhão de pneus usados na mesma situação irregular.
Os cerca de 300 mil pneus estão acondicionados em 105 containers. As empresas importadoras, como a Betica Indústria e Comércio de Pneus Ltda., a Pneu Back Indústria e Comércio de Pneus Ltda. e a Recap Pneus Maringá Ltda., foram notificadas para enviarem os pneus de volta, ou apresentar um cronograma concreto de retirada.
Fonte: O Globo