Rede nacional CIN capacita empresas de pequeno porte para exportar

VALOR ECONÔMICO
09/12/2009

Raimundo Manuel dos Santos Filho convivia, até 2002, com um problema sério - a sazonalidade da produção de sua empresa. Dono de uma confecção de moda praia, a cearense Emanuelle Criações, "a produção e as vendas caiam muito no primeiro semestre", diz. A solução para o problema se delineou em um curso, quando Raimundo conheceu os serviços prestados pelo CIN do Ceará.

CIN é a sigla de Centros Internacionais de Negócios, uma rede criada em 1998 e coordenada nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Existe um CIN em funcionamento em cada uma das federações de indústrias nos Estados e no DF.

No Ceará, Raimundo participou do treinamento em exportação para empresas de pequeno porte. Três meses após a capacitação, a Emanuelle Criações fez sua primeira exportação para os EUA e pôde, assim, começar a resolver seu problema. Foi também a rede CIN que ajudou a Alca Foods, fabricante de cereais matinais, empresa goiana de Itumbiara, a prospectar o mercado chileno e iniciar, por aquele país, seu esforço exportador. Hoje, a companhia já vendeu para outros 11 países.

Neste ano, até outubro, já foram realizados 275 cursos parecidos com os que Raimundo frequentou. Neles, mais de 2,4 mil empresas foram capacitadas. No primeiro semestre de 2009, a CIN realizou 32 prospecções de mercados no exterior, além de organizar 58 missões empresariais. Segundo o gerente-executivo da Unidade de Comércio Exterior da CNI e responsável pela coordenação da rede CIN, José Frederico Álvares, mais que abrir portas de novos mercados, o objetivo é "fazer com que as empresas conheçam melhor as tendências de seus mercados e produtos".

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