China reduzirá imposto em até 50% para atrair investimento estrangeiro

Brasil Econômico - 16/07/2012


O governo chinês deve reduzir em até 50% os impostos sobre lucros das empresas estrangeiras que atuam no país, depois que regras sobre a taxação na fonte forem flexibilizadas como parte dos esforços para estimular a entrada de mais investimentos externos, segundo o jornal britânico Financial Times (FT). 

De acordo com o FT, Hong Kong, Cingapura e Reino Unido têm tratados sobre impostos com a China, assim como com tradicionais paraísos fiscais, como Ilhas Cayman e Luxemburgo, conforme declarou a consultoria KPMG ao jornal. Alguns outros países terão reduções de impostos limitadas, enquanto para investidores e empresas dos EUA as mudanças não farão diferença. 

A medida tenta atenuar o momento de estagnação econômica chinesa. Ontem, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, advertiu que a economia de seu país, a segunda maior do mundo, pode enfrentar tempos difíceis. "O índice de crescimento econômico está sempre dentro das margens dos objetivos fixados anteriormente neste ano e as políticas de estabilização funcionam", declarou Wen em uma visita à província de Sichuan (sudoeste), segundo a agência Nova China. Mas "a recuperação econômica não é estável e as dificuldades podem continuar ainda durante um tempo", acrescentou. Wen, que deu a declaração durante um viagem no fim de semana à província de Sichuan, afirmou que a economia está em ritmo mais lento e mais estável de crescimento. 

Na sexta-feira o governo chinês havia divulgado crescimento de 7,6% de seu Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre de 2012, contra 8,1% nos primeiros três meses do ano. O resultado é o pior dos últimos três anos: o mais baixo desde os 6,6% do primeiro trimestre de 2009. 

No primeiro semestre de 2012, o crescimento da segunda maior economia do planeta foi de 7,8%, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas. A produção industrial cresceu 9,5% em junho em ritmo anual, contra 9,6% em maio e 10,5% no primeiro semestre de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!