Queda do consumo faz exportações despencarem

Brasil Econômico - 16/07/2012
Mercado ruim na Europa e EUA deve causar redução de 18% do volume embarcado pelo Brasil


Consumo em queda e produtividade em alta é o tipo de combinação que faz qualquer setor acender a luz vermelha. Por isso, Cutrale, Louis Dreyfus e Citrosuco/ Citrovita estão não com a laranja, mas com um abacaxi nas mãos. A competitividade com outras bebidas, somadas à crise que atingiu Estados Unidos e Europa fez a previsão para as exportações do suco de laranja congelado concentrado (FCOJ, da sigla em inglês) caírem 18%, para a faixa das 970 mil toneladas. 

A barreira imposta pelos Estados Unidos para o suco brasileiro por causa dos índices do fungicida carbendazin também comprometeu o desempenho da indústria, que até junho embarcou apenas 29 mil toneladas de suco para o mercado norteamericano, bem aquém das 170 mil toneladas costumeiras. 

Além de serem os maiores consumidores de suco do mundo, os EUA também são os principais concorrentes da laranja brasileira, já que a Flórida é o segundo principal produtor da fruta no mundo. Juntos os dois países respondem por cerca de 81% da produção mundial de citros.. 

Em contrapartida, a produção de laranja brasileira cresceu, passando das cerca de 376 milhões de caixas na safra 2010/2011 para 428 milhões de caixas na safra 2011/12. Só o estado de São Paulo é responsável por produzir mais de 50% da laranja do país. A previsão é de que na safra 2012/2013, que começa no segundo semestre, haja queda de 15% no volume colhido, chegando a 364 milhões de caixas. Mesmo se confirmado, o volume é grande, visto que os números da safra anterior ficaram acima da média. 

Por hora, os estoques da fruta continuam elevados e segundo dados da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (CitrusBR), cerca de 80 milhões de caixas da fruta podem deixar de ser colhidas caso o consumo continue declinando. "A única forma de reverter esse quadro é fazer com que o mundo volte a beber mais suco no menor espaço de tempo possível", afirma Christian Lohbauer, presidente CitrusBR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!