Mantega espera altas expressivas

Brasil Econômico - 03/09/2012
Fazenda e BC preveem crescimento superior a 2,5% em 2012, acima do mercado
Com Cristina Carvalho

A previsão oficial do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, a economia brasileira deve acelerar nos próximos trimestres.

Tombini e Mantega mantêm suas projeções otimistas. O BC prevê que o país deverá crescer 2,5% este ano, enquanto a Fazenda projeta um pouco mais, algo perto de 3%. Ambas acima da maioria dos economistas consultados pelo BRASIL ECONÔMICO.

Para Tombini, o crescimento do PIB de 0,4% confirma a recuperação gradual da atividade econômica no primeiro semestre, já que no anterior ele cresceu apenas 0,1%-o IBGE revisou a expansão do primeiro trimestre de 0,2% para 0,1%.

"Mesmo diante do complexo ambiente internacional, as perspectivas apontam intensificação do ritmo de atividade ao longo deste segundo semestre e do próximo ano", completou.

Segundo Tombini, a demanda doméstica continuou sendo o principal suporte da economia, com o consumo das famílias sendo estimulado pela expansão moderada do crédito, pela geração de empregos e de renda.

De acordo com Mantega, o crédito também será responsável por alavancar a produção industrial do país, que anda em baixa.

Ele entende que o alto custo do capital no Brasil desestimulou empresários a investir na produção, o que desencadeou uma alta das importações. Ele diz também, que embora a taxa básica de juros deva parar de cair, os juros cobrados pelos bancos continuarão a ser reduzidos. "Isso beneficiará a produção, comumcapital de giro mais barato", afirman.

Infográfico:

Fazenda, Banco Central, CNI, Fecomercio, Itaú, Austin, HSBC, Tendências, LCA, Banf, MB Associados, Gradual Investimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!