GOVERNO DO RIO VAI À ESCÓCIA EM BUSCA DE PARCERIAS PARA POLO SUBSEA

por Redação Petronotícias
O governo do estado do Rio de Janeiro enviou uma missão especial a Aberdeen, na Escócia, cidade onde será realizada, a partir desta semana, a SPE Offshore Europe 2013, prestigiado evento internacional da área de petróleo. O objetivo é obter cooperação técnica para a estruturação do Pólo de Subsea do Rio de Janeiro e atrair ao estado novos negócios na área de equipamentos submarinos para a produção de óleo e gás.
O subsecretário estadual de Energia, Logística e Desenvolvimento Industrial, Marcelo Vertis (foto), faz parte da comitiva que visita o evento. “O Rio já tem todas as condições de criar um cluster [pólo]. Falta gestão integrada específica”, opina.
Vertis fará uma apresentação sobre o potencial da economia fluminense e o cluster de subsea do Rio, além de participar de uma reunião com a prefeitura de Aberdeen, a agência escocesa de desenvolvimento (SDI) e a organização britânica de subsea (Subsea UK). Membros da Firjan, Sebrae, Onip, IBP, do Parque Tecnológico da UFRJ e da Petrobrás também fazem parte da missão enviada à Escócia.
De acordo com dados da ANP, o Rio de Janeiro deve receber, nos próximos 10 anos, 12 bilhões de reais para desenvolvimento tecnológico na área de subsea. O estado já possui cerca de 80 empresas do segmento de equipamentos submarinos voltadas para a produção de óleo e gás, empregando quase 1,2 mil trabalhadores.