Governo espera solução para embargo da Rússia

Autor(es): Tarso Veloso | De Brasília
Valor Econômico - 20/12/2011

Após a visita de uma missão veterinária russa no início deste mês para avaliar estabelecimentos exportadores de carne bovina, suína e de aves, o Ministério da Agricultura prevê uma "rápida resolução" do embargo russo às carnes brasileiras, problema que se arrasta desde o dia 15 de junho deste ano. O governo busca resolver o impasse, assunto que é uma das prioridades do ministro da Agricultura Mendes Ribeiro, segundo a pasta.

De olho em uma aproximação maior com o parceiro, o ministro vai à Semana Verde na Alemanha, em janeiro, onde deve se encontrar com representantes da Rússia, conforme o governo.

O otimismo, porém, não é compartilhado pelo setor privado. Fontes do setor de carnes criticaram o processo. Para eles, o governo ficou refém da vontade dos russos, que não seguiram o itinerário alternativo proposto pelo Ministério da Agricultura.

O diretor de programa da Secretaria de Defesa Agropecuária, Enio Antonio Marques Pereira, afirma que o governo tentou levar os veterinários para outros Estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, mas os russos não aceitaram. "O assunto é delicado. A Rússia é um mercado importante e que possui especificações próprias", diz. As últimas missões russas foram em 2009 e 2010.

Sete técnicos do Serviço Federal de Fiscalização Sanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) vieram ao país no dia 28 de novembro para as visitas aos frigoríficos. A missão se encerrou no dia 9 de dezembro. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento acompanharam todo o processo.

Foram visitados cinco frigoríficos de São Paulo, cinco de Mato Grosso e um de Goiás. Os locais já estavam combinados desde outubro. Na ocasião, o Rosselkhoznadzor fez a proposta, que foi aceita pelo Ministério da Agricultura. A missão veio ao país para verificar se os padrões estão dentro do que ficou acordado entre os dois países. O sucesso da visita pode acelerar o fim do embargo.

A visão oficial do governo é que o saldo da visita foi positivo e a "confiança foi renovada". Agora, o governo aguarda o relatório dos veterinários russos. "Ficamos satisfeitos com a missão, fizemos uma reunião com a Secretaria de Relações Exteriores (SRE), manifestamos o interesse em receber o mais rápido possível o relatório da missão. A nossa avaliação é que o saldo foi positivo e estamos confiantes na retomada da abertura do mercado e que haja uma reaproximação", diz Marques.

Apesar de perder boa parte do mercado russo, que era o principal destino de carnes do Brasil, a indústria nacional diversificou suas exportações e avançou em novos mercados. Os produtores passaram a enviar carne, principalmente a suína, para Hong Kong e Ucrânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!