CNI E APEX-BRASIL RENOVAM CONVÊNIO DE APOIO A EMPRESAS EXPORTADORAS

Apex-Brasil
22/02/2011

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) renovam, nesta terça-feira (22/2), o Convênio de Cooperação Técnica e Financeira para o desenvolvimento de atividades conjuntas e o fortalecimento da prestação de serviços junto às empresas exportadoras e potenciais exportadoras do Brasil. O convênio foi criado para ampliar o acesso das empresas às informações e aos produtos de promoção comercial e de investimentos desenvolvidos pela Agência. O objetivo é fortalecer a inserção internacional das empresas brasileiras, promover a expansão da base exportadora e incrementar o valor exportado.

Atualmente, as Unidades de Atendimento da Apex-Brasil estão instaladas nas federações das indústrias de dez estados brasileiros (Amazonas, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo). Entre as próximas ações previstas pela Apex-Brasil e pela CNI, está a criação de quatro novas Unidades de Atendimento, na Bahia, Espírito Santo, Pará e Rio de Janeiro. Com o aumento da demanda em São Paulo, essa Unidade de Atendimento no estado também ganhará reforço.

O convênio será coexecutado pelas federações das indústrias estaduais, e as atividades serão desenvolvidas pelo Centro Internacional de Negócios - CIN, coordenado nacionalmente pela CNI e criada com o apoio da Apex-Brasil, a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) oferece às empresas brasileiras apoio à internacionalização. De acordo com o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, essa parceria é significativa para a regionalização do atendimento e maior proximidade com as empresas. "As Unidades de Atendimento nos estados são a porta de entrada para mais de 40% das empresas com maturidade exportadora que buscam apoio da Agência. Com a renovação do convênio, poderemos diagnosticar possíveis exportadoras em outros estados".

A CNI e a Apex-Brasil assinaram o primeiro termo de cooperação técnica para a implantação de Unidades de Atendimento nas federações de indústrias em abril de 2009. Nos dois primeiros anos do projeto, 3.037 empresas brasileiras foram atendidas nos estados, sendo 93% de todos os níveis de maturidade exportadora, mas principalmente as que ainda não exportavam (53%).

Sobre a CNI

A CNI é a entidade máxima de representação da indústria brasileira. Criada em 1938, coordena um sistema formado por federações da indústria de 26 estados e do Distrito Federal, às quais estão filiados mais de 1.000 sindicatos patronais. Formam, também, o "Sistema Indústria", o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

Sobre a Apex-Brasil

A Apex-Brasil é responsável pela promoção das exportações de produtos e serviços brasileiros, pela internacionalização das empresas brasileiras e pela atração de investimentos estrangeiros para o Brasil. Vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a Agência apoia, atualmente, cerca de 13 mil empresas de 80 setores da economia.Na cooperação internacional, a Apex-Brasil lidera importantes fóruns mundiais e preside a Associação Mundial das Agências de Promoção de Investimentos (WAIPA) e a Rede Ibero-Americana de Organismos de Promoção Comercial (REDIBERO), consolidando o Brasil como referência regional na promoção de exportações e na atração de investimentos estrangeiros diretos.

Sobre a Rede CIN

Coordenada nacionalmente pela CNI e criada com o apoio da Apex-Brasil, a Rede Brasileira dos Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) oferece às empresas brasileiras apoio à internacionalização, com programas para aprimorar a competência exportadora das empresas; assessoria na concretização de negócios; inteligência comercial, com informações estratégicas sobre os principais mercados mundiais, estatísticas, legislação, oportunidades comerciais e prestadores de serviços, entre outros; capacitação empresarial, com programas de aprimoramento e reciclagem técnico-gerencial em comércio exterior; e promoção de negócios, com eventos no Brasil e no exterior, para promover o incremento de negócios e a absorção de tecnologias.