Agência Brasil
BRASÍLIA - Foram empossados nesta terça-feira (22) o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Maurício Borges, e o presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Mauro Borges.
Para o presidente da Apex-Brasil, o desafio será o de buscar novas oportunidades de negócios para empresas brasileiras. “Queremos o aumento das exportações brasileiras, com inserção das empresas nos mercados globais e atrair importantes empresas estrangeiras”, afirmou Maurício Borges. Para consolidar a abertura de novas fronteiras, o “governo está empenhado em facilitar as exportações”, completou.
Já o presidente da ABDI disse que a sua missão é desenvolver a política industrial do Brasil em sintonia com comércio exterior. “Estamos vivendo uma situação de ameaça de competitividade à industria brasileira, não é só o câmbio, mas inúmeros fatores. Precisamos manter essa taxa de crescimento significativa”.
Segundo o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o desafio está em colocar o Brasil entre os países desenvolvidos. “O desafio não é só para o ministério, nem do governo da presidente Dilma, é para o Brasil. Estamos no limiar de alcançar posição de país desenvolvido pleno em suas atividades”.
A Apex-Brasil é uma agência vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e tem como objetivo promover as exportações de produtos e serviços brasileiros, além de contribuir para a internacionalização das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros diretos para o Brasil.
A ABDI também é ligada ao ministério e objetiva promover a execução da política industrial do Brasil.