Contêneires de materiais hospitalares serão devolvidos aos EUA no dia 7 de janeiro

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
20/12/2011 | 12h13 | Suape

A Receita Federal do Brasil autorizou a devolução dos contêineres importados dos Estados Unidos com materiais hospitalares, descobertos em outubro deste ano, no Porto de Suape. O material deve deixar o Recife somente no próximo dia 7 de janeiro, uma vez que o caso vem sendo acompanhado por diversos órgãos federais tanto no Brasil, quando no território americano. Os contêineres devem deixar o país no navio Cap Henvi e chegar à América do Norte em um prazo de oito dias.

De acordo com o inspetor-chefe da Alfândega do Porto de Suape, Carlos Eduardo da Costa Oliveira, a Receita ainda aguarda o recebimento de laudo da Polícia Federal que caracteriza a carga como lixo hospitalar e atesta se haveria, em seu conteúdo, materiais infectantes. "O Ibama foi o primeiro a pedir a devolução da carga, houve uma intimação da Anvisa, logo em seguida, mas Ministério Público e Polícia Federal tiveram que se pronunciar se concordavam. Na sexta-feira passada, a Justiça Federal, último órgão envolvido, se pronunciou e, ontem, autorizamos", afirma.

Segundo Oliveira, o Departamento de Segurança Interna e a Aduana dos Estados Unidos se mostraram receptivos e estão dando apoio à operação de devolução dos materiais. O advogado aduaneiro da empresa responsável pela importação, a Na Intimidade, Gilberto Lina, garante que questões como armazenagem e frete envolvidos na operação estão sendo negociados e a Hamburg Süd, empresa que transportou a carga, será a escolhida, também, para realizar a devolução.

A investigação do caso foi instaurada há dois meses e inclui a ouvida de cerca de 20 pessoas. A expectativa é que a Polícia Federal siga na investigação por mais quatro meses, até a conclusão do inquérito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!