Fonte: GS Educacional
A legislação não obriga que a empresa contrate os serviços de um despachante aduaneiro, se o sócio da empresa (responsável legal) que estiver habilitado no Siscomex desejar fazer o despacho aduaneiro ele poderá fazer. Se o responsável legal quiser credenciar um funcionário da empresa (representante legal) para fazer o despacho aduaneiro, também pode fazer o credenciamento dele.
A questão aqui que deve ser analisada é a seguinte:
- Vale a pena contratar o despachante aduaneiro?
Pontos a verificar:
1- O sócio da empresa ou funcionário possuem conhecimento suficiente para fazer o despacho aduaneiro por conta própria?
Se não possuirem ou se estão iniciando agora na área de comércio exterior, o ideal é aprender mais sobre os procedimentos, fazer cursos e ir acompanhando o que o despachante está fazendo, desta forma quando sentir que já possui o conhecimento necessário, poderá tentar fazer o procedimento de despacho aduaneiro sozinho.
O risco de tentar fazer sozinho é cometer algum erro que vá prejudicar o processo de importação, então o ideal é ganhar conhecimento primeiro, acompanhar o despachante e depois partir para a próxima etapa.
2- O custo de fazer o despacho sozinho vale a pena?
O despachante normalmente cobra algo em torno de 1 salário mínimo por cada processo de despacho aduaneiro. O importador tem que avaliar se as despesas para fazer o despacho por conta própria (viagem + hospedagem + alimentação + tempo gasto que pode ser de vários dias), vai compensar não contratar o despachante aduaneiro.
As vantagens de contratar o despachante é que ele conhece bem os procedimentos aduaneiros, tem experiência na área e muitas vezes o custo x benefício compensa.
Antes de contratar um despachante peça referências sobre ele, pergunte se ele presta serviços para alguma empresa bem conhecida e peça o número de inscrição para que você possa verificar junto ao sindicato dos despachantes, se ele é mesmo credenciado.
Texto: Prof. Henrique Mascarenhas - GS Educacional
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!