Brasil propõe à Índia ampliar acordo com Mercosul com mais produtos e redução de tarifas

Editoria Comex do Brasil - 21.06.2013
Tatiana avalia que existe um grande potencial de crescimento do comércio bilateral entre Brasil e Índia. “O número de empresas brasileiras que exportam para Índia teve aumento de 10,6% este ano, o que indica o interesse por este mercado. O comércio bilateral ainda é muito concentrado nos produtos de petróleo e estou certa que, na medida em que houver mais conhecimento entre os setores produtivos, o intercâmbio poderá crescer muito, já que Brasil e Índia apresentam mercados consumidores em expansão”, considerou a secretária.
Brasília  – A secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Lacerda Prazeres, recebeu hoje o embaixador da Índia no Brasil, Ashok Tomar. No encontro, as autoridades manifestaram interesse em ampliar o acordo vigente entre Mercosul e Índia, com o aumento de produtos com redução de tarifas no comércio. No próximo dia 9 de julho, representantes dos países membros do Mercosul irão se reunir para discutir o tema.
Atualmente, Mercosul e Índia mantêm, desde de junho de 2009, um acordo comercial que estabelece preferências tarifárias sobre produtos dos setores agrícolas, de combustíveis, de químicos e farmoquímicos, fotográficos, de borracha, de ferramentas, de bens de capital, de telefonia, de curtumes, têxteis e de vidros. O acordo alcança 450 códigos da Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
O embaixador indiano aproveitou o encontro para convidar o Brasil a ser o país parceiro (partner country) na edição de 2014 da Indian International Trade Fair, que é o maior evento de comércio exterior do país e que ocorre nos meses de novembro.
Assessoria de Comunicação Social do MDIC