Controle econômico chinês pode prejudicar exportação brasileira, diz BNDES

As medidas tomadas pela China de aperto monetário podem prejudicar a exportação brasileira. Esta é a conclusão da 90º edição da revista Visão do Desenvolvimento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Sob responsabilidade do gerente da APE (Área de Pesquisas Econômicas do BNDES), o economista Gilberto Borça Júnior, o documento aponta que 18 instituições privadas internacionais preveem que a taxa de crescimento da China em 2011 atingirá, em média, 9%. E o governo chinês deve continuar tomando medidas para conter sua expansão econômica afim de evitar bolhas, seguindo o que fez em 2010.

No entanto, se o país oriental reduzir o seu ritmo de crescimento, conseqüentemente, diminuiria sua demanda por commodities (matéria-prima negociada em grandes lotes, como soja). Isso proporcionaria tendência de acomodação nos preços dos principais produtos básicos negociados e queda na demanda.

Segundo o documento, este fato poderia gerar efeitos negativos para o comércio exterior do Brasil, que tem se caracterizado tanto pelo aumento dos preços no mundo, quanto pela quantidade demandada de commodities.

Fonte: Diário do Rio Grande ABC