PF aponta esquema irregular de importação nos Correios

Objetivo é cumprir 39 mandados de busca e apreensão na Grande SP

A Polícia Federal realizou na quinta-feira (13) a operação Máscara de Ferro, na região do Jaguaré, zona oeste de São Paulo. O objetivo é desmantelar uma quadrilha que atuava no Centro de Tratamento de Correio Internacional. Investigação aponta que, nessa unidade dos Correios, ocorriam operações irregulares de liberação de encomendas postais importadas.

A operação deve cumprir 39 mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo. Um comerciante chinês já foi preso. Entre os suspeitos, há funcionários dos Correios (a empresa disse que não vai se pronunciar sobre a operação). Os policiais já apreenderam mais de R$ 800 mil e diversas mercadorias importadas irregularmente.

As encomendas, formadas geralmente por itens de alto valor agregado ou aparelhos celulares sem homologação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), não passavam pela fiscalização e, por causa disso, não pagavam os devidos tributos.

A PF diz que o não recolhimento das taxas de desembaraço aduaneiro causaram prejuízo aos Correios. Foi verificada redução significativa da arrecadação de impostos da União, tais como IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e Imposto de Importação.

Alguns artigos de saúde, proibidos de ingressarem no país, também foram liberados sem a devida autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), diz a PF.

No período de seis meses, 98% das mercadorias importadas não passaram pelo processo de desembaraço aduaneiro a cargo do sistema de controle, o que representou facilitação ao contrabando e descaminho de 250 toneladas de produtos.

Os suspeitos de envolvimento no esquema serão indiciados pelos crimes de contrabando, descaminho, corrupção ativa e passiva, facilitação a contrabando e descaminho, falsidade ideológica, estelionato e sonegação fiscal.

Fonte: R7