Garófalo assume Câmara de Comércio Exterior para lidar com câmbio

Economista já passou pelo Banco Central e pelo Ministério da Fazenda, onde foi assessor de Mantega para esse tema

O economista Emílio Garófalo Filho, especialista em câmbio, volta à cúpula do governo federal após um acúmulo de medidas contra a valorização excessiva do real em relação ao dólar. Ele foi nomeado em 14/01/2011, conforme consta do "Diário Oficial", como o novo secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).

Garófalo vai substitui Helder Chaves, que, esteve à frente da Camex no fim do governo Lula. Também será substituído no MDIC o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral

Garófalo, visto como uma autoridade nacional nesse assunto, assume a Camex em um momento crfítico para o comércio exterior brasileiro. Com a forte valorização do real, o mercado prevê que o resultado da balança comercial em superávit de US$ 8,75 bilhões. O ministro da Fazenda, Guido Mantega, assegurou no início do ano, porém, que políticas devem ser adotadas pelo país ao longo do ano para levar a balança comercial a fechar 2011 com um superávit próximo ao de 2010, com US$ 20 bilhões de resultado.

Também no D.O. de 14/01/2011, foi publicada a substituição do secretário de Desenvolvimento da Produção. Entra Heloísa Regina Guimarães de Menezes no lugar de Armando de Mello Meziat Neto.

Com a chegada de Fernando Pimentel ao ministério, todos os secretários serão substituídos, com exceção de Francelino Grando, secretário de Inovação, que é ligado ao PT.

Fonte: IG