GOVERNO DEVERÁ PREPARA MEDIDAS DE DESONERAÇÃO

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou ontem, durante a abertura da 38ª Couromoda, em São Paulo, que o governo federal preparou um conjunto de medidas de desoneração a ser encaminhado ao Congresso Nacional em fevereiro que "devem contemplar a expectativa da indústria brasileira", disse o ministro.

China - Pimentel disse que o governo brasileiro estuda medidas particularmente contra o avanço da indústria chinesa no País. O ministro revelou a preocupação do governo federal com a tentativa da indústria chinesa de burlar as barreiras comerciais impostas ao país asiático, por meio da prática de triangulação, que consiste na exportação de calçados chineses para o Brasil com um selo falso de produção de outros países asiáticos, como Vietnã.

Pimentel destacou que o setor calçadista tem um saldo positivo na balança comercial, exportando US$ 1,5 bilhão e importando cerca de US$ 400 milhões. "Mas o setor está sofrendo ameaça da concorrência externa", disse.

Durante a abertura da Couromoda, o ministro ouviu do setor calçadista apelos para a realização de reformas trabalhista e tributária. "O sistema tributário brasileiro é arcaico, esdrúxulo", disse o presidente da Associação Brasileira da Indústria do Calçado (Abicalçados), Milton Cardoso.

Embora o setor calçadista viva o seu melhor momento produtivo no Brasil, com a expectativa de aumento de 9% a 10% em 2011 e aquecimento do mercado interno, a indústria nacional volta-se à questão cambial e à necessidade de reformas estruturais. "Temos que nos concentrar na palavra competitividade", disse o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf.

Fonte: Diário do Comércio