China avança e América Latina perde espaço nas exportações de serviços

Autor(es): Henrique Gomes Batista
O Globo - 24/04/2011

Estudo mostra que participação da região caiu, enquanto asiáticos cresceram

Um estudo da Rede Mercosul de Investigações Econômicas, entidade sediada no Uruguai, mostra que a América Latina está perdendo o bonde da exportação mundial de serviços, que passou de US$1,5 trilhão no ano 2000 para US$3,8 trilhões em 2008. E a situação é pior justamente no segmento chamado Novos Setores Dinâmicos (NSD), que inclui pesquisa e desenvolvimento, saúde, tecnologia, serviços financeiros e audiovisuais. No total, a participação da região caiu dos 3,45% de 2000 para 3,07% em 2009, último dado disponível da Unctad (agência da ONU para comércio e desenvolvimento).

Enquanto isso, a participação chinesa passou de 1,99% para 3,76% no período e a indiana saltou de 1,09% para 2,69%. Ou seja, se antes a América Latina exportava mais serviços que China e Índia juntas, em 2009 os dois gigantes asiáticos detinham mais que o dobro da participação da região.

Além disso, Brasil, México e Argentina têm déficits nas transações do setor. O Brasil exporta 0,8% do total mundial, mas importa 1,2%; no México, o peso das exportações é de 0,5% e o das importações, 0,7% do total global. Os serviços médicos, por sua vez, levaram 750 mil pessoas aos EUA em 2007, contra 500 mil em 2005. O estudo aponta que enquanto os Estados Unidos faturaram US$2,5 bilhões com estes serviços em 2008, o México obteve receitas de US$300 milhões e o Brasil, só US$36 milhões.

- O cenário e os problemas dos principais países da região são muito semelhantes, vemos que as soluções para crescer neste mercado também são muito parecidas - diz o argentino Andrés López, diretor da Rede Mercosul e do Departamento de Economia da Universidade de Buenos Aires (UBA), que coordenou o livro "A exportação de serviços na América Latina: os casos de Argentina, Brasil e México", em pareceria com a economista Daniela Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!