Pimentel dá posse a 157 novos Analistas de Comércio Exterior do MDIC

Portal do Desenvolvimento - MDIC
(Brasília, 27 de fevereiro) – Em cerimônia realizada hoje, em Brasília, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, deu posse aos 157 novos analistas de comércio exterior do MDIC. Os novos servidores foram selecionados no maior concurso público já realizado para preenchimento de vagas da carreira, voltada para as atividades de gestão governamental, relativas à formulação, implementação, controle e avaliação de políticas de comércio exterior. Também estiveram presentes à cerimônia o secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira, a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Lacerda Prazeres; a Secretária de Desenvolvimento da Produção, Heloísa Menezes; e o secretário-executivo da Câmara de Comércio Exterior, Emilio Garofalo Filho. 

Após assinar o termo de posse do primeiro colocado no concurso, Abrão Miguel Árabe Neto, que representou os demais colegas nomeados, o ministro Fernando Pimentel deu as boas vindas aos novos servidores do MDIC, e ressaltou a importância do trabalho que eles irão realizar. “Vocês chegam num momento muito especial, porque o Brasil nos últimos anos adquiriu um protagonismo que até então não tinha, no cenário internacional. Hoje o MDIC lidera o Plano Brasil Maior, que é exemplar do ponto de vista de um país que tem os recursos que nós temos, que tem a base industrial que nós temos, e que precisa dar um salto tecnológico para desenvolver nossa indústria e nossa economia. E essas tarefas todas vão estar agora na agenda de vocês”, destacou o ministro.

Pimentel também falou da valorização do trabalho dos analistas de comércio exterior, que têm ocupado cargos de destaque no ministério. “Vocês vão ser companheiros de uma equipe muito competente. Temos dois secretários que são da carreira de vocês, a secretária Tatiana Prazeres e o secretário-executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação, Gustavo Saboia. Espero que todos se saiam bem nas suas funções e gostem do que vão fazer. É muito desafiador, é um trabalho importante para o Brasil e enriquecedor do ponto de vista pessoal. Contribuir para que o Brasil se torne um país líder no século XXI é uma tarefa que justifica muito o esforço que vocês fizeram para se formar e passar no concurso público”, concluiu Pimentel.