Acre caminha para expandir exportação de carne suína, diz Anibal Diniz

Senado Federal
O senador Anibal Diniz (PT-AC) registrou, em pronunciamento nesta quinta-feira (28), sua participação em negociação com o Ministério da Agricultura para certificação do Acre como zona livre de doença suína. O senador espera que, cumpridos os requisitos do governo, o Acre possa expandir a exportação de produtos de origem animal para o Peru e a Bolívia.

- As exigências são rígidas, e nós mesmos fazemos questão de que seja assim. Quanto mais rígidas forem as exigências, melhor para que a certificação seja plena de méritos que é o que está acontecendo.

O senador relatou a série de reuniões do governador Tião Viana (PT) nos municípios do Acre com o objetivo de apresentar seus planos e coordenar ações estratégicas. Anibal Diniz destacou a natureza "republicana" desse diálogo, que inclui prefeituras de partidos de oposição ao governo do estado.

Ele também elogiou os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff pelos investimentos realizados no Acre.

- É um estado muito pequeno, com uma população aproximada de 800 mil habitantes, mas, mesmo assim, o estado do Acre recebeu um olhar muito carinhoso, muito generoso, muito solidário por parte do presidente Lula e está tendo o melhor olhar carinhoso e solidário por parte da presidente Dilma - disse.