Vale do Aço é contemplado em plano do governo federal para a indústria de petróleo, gás e naval

Portal do Desenvolvimento - MDIC
Brasília (27 de fevereiro) - O Estado de Minas Gerais desponta como um importante fornecedor do setor de petróleo, gás e naval. A indústria mineira está investindo na parceria entre governo, academia e iniciativa privada para o desenvolvimento do setor metal-mecânico voltado à indústria de P, G & N.

“Unimos o governo, as empresas e a Universidade Federal de Minas Gerais para fazer uma análise da cadeia produtiva técnica e encontramos essa vocação do Estado”, afirma a subsecretária estadual de Desenvolvimento, Mônica Cordeiro.

Em Minas Gerais, foram mapeadas as micro e pequenas empresas do setor metal-mecânico em duas regiões: Vale do Aço e Região Metropolitana de Belo Horizonte. Nos 34 municípios, foram mapeadas 2.646 empresas.

“Já tem muita coisa sendo feita. Mas a gente pensa fortemente que essas empresas também vão poder oferecer softwares, serviços e eletroeletrônicos para a indústria de petróleo, gás e naval”, destaca Mônica.

O projeto Metal-Mecânico foi tema da primeira reunião de trabalho do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais para o Setor de Petróleo, Gás e Naval, realizada nesta terça-feira, 26, em Brasília.

Integrante do Plano Brasil Maior e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), da Petrobras, o plano de desenvolvimento irá atingir, inicialmente, cinco territórios-precursores: Ipatinga-Vale do Aço (MG), Ipojuca-Suape Global (PE), Maragogipe-São Roque (BA), Rio Grande-São José do Norte (RS) e Itaboraí-Conleste (RJ).

O objetivo do projeto é ampliar, a preços competitivos, a capacidade de oferta da indústria nacional à cadeia global de fornecedores nas áreas de petróleo, gás e naval. Para isso, serão utilizados diversos instrumentos de apoio e de crédito do MDIC, da Petrobras, do BNDES e da Finep, além de instrumentos que vierem a ser desenvolvidos e incorporados ao longo da execução do projeto.

Fonte: Plano Brasil Maior/assessoria de imprensa