Dólar fecha com queda de 1,22% após fala de Bernanke

Brasil Econômico - 17/07/2013
Dólar fecha com queda de 1,22% após fala de BernankeApós fechamento da sessão, BC anuncia a de um leilão de 20 mil contratos de swap cambial tradicional na quinta-feira (17/07).
O dólar fechou em queda em relação ao real nesta quarta-feira (17/07) após comentários do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, que deixou aberta a possibilidade de que a redução dos estímulos monetários seja adiada de acordo com o cenário econômico.
Aproveitando o movimento de queda, o Banco Central anunciou, após o fechamento do pregão, a realização na manhã de quinta-feira (18/07) um leilão de 20 mil contratos de swap cambial tradicional (equivalente a venda de dólares no mercado futuro) com vencimento em 2 de dezembro deste ano. A operação é o início da rolagem de contratos que vencem no dia 1º de agosto.
A moeda norte-americana caiu 1,22%, cotada a R$ 2,270 na venda, na terceira sessão consecutiva de fortes oscilações. O volume de negócios foi de pouco mais de US$ 1,7 bilhão.
"O discurso do Bernanke animou o mercado e isso fez o dólar perder força frente a quase todas as moedas devido à expectativa de manutenção de estímulos por enquanto", afirmou o gerente de análise da XP Investimentos, Caio Sasaki.
Temores de que o Fed estaria prestes a reduzir seu programa de estímulo monetário, que por anos tem sustentado o apetite por ativo de risco, tinha turbinado as cotações do dólar ante as principais moedas emergentes nas última semanas.
Mas os comentários do chairman do Fed deram fôlego a investidores que procuravam ativos de riscos. Bernanke, apesar de ter mantido o cronograma detalhado no mês passado, que prevê a suspensão das compras de títulos até meados de 2014, destacou que nada é definitivo.
"Nossas compras de títulos dependem dos desenvolvimentos econômico e financeiro, mas eles não estão de jeito nenhum em um curso predeterminado", disse Bernanke ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados, em discurso preparado.