Visitas de empresários do estado organizadas pelo governo goiano deverão ser realizadas em outubro e em novembro deste ano.
Goiânia – Empresários de Goiás deverão visitar os países árabes ainda neste ano em duas missões que serão organizadas pelo governo do estado. Uma das viagens deverá ser realizada em outubro e a outra, no mês seguinte. Em pelo menos uma delas o governador goiano, Marconi Perillo, deverá ser o líder da missão, afirmou nesta quinta-feira (28) o secretário de Assuntos Internacionais de Goiás, Elie Chidiac.
Chidiac afirmou à ANBA que a primeira missão, que será organizada em outubro, deverá visitar os países do Golfo. Outra viagem, para o Norte da África, deverá ser realizada em novembro. Uma outra missão, para Palestina, Iraque e Síria está prevista para 2014.
"São missões empresariais em que visitamos os países e apresentamos os nossos projetos em busca de financiamento. O governador não deverá participar das duas, mas em uma delas ele irá", disse Chidiac após a realização do seminário "Perspectivas das relações econômicas entre o estado de Goiás e os países árabes", que foi realizado pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG). O seminário é parte da agenda da missão promovida pelo Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil e pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
Negociações bilaterais
Do seminário realizado na FIEG, participaram os embaixadores do Egito, Argélia, Omã, Palestina, Sudão, da Liga Árabe, do Kuwait e do Iraque e os encarregados de negócios das embaixadas do Marrocos, Tunísia, Arábia Saudita, Jordânia e Mauritânia. Eles afirmaram que deverão retornar a Goiás separadamente para conhecer as demandas por investimento e o que o estado tem a oferecer a seus países.
O embaixador da Argélia, Djamel Bennaoum, afirmou que gostaria de fazer parcerias com industrias farmacêuticas instaladas em Goiás. Por outro lado, um dos empresários que assistiu ao seminário buscou informações sobre indústrias petroquímicas sauditas.
“Não dá para tratarmos das especificidades de cada país em um encontro com tantos representantes de tantas nações. Se eles realizarem as visitas separadamente, podemos conversar sobre como podemos suprir a demanda deles e como seus países podem nos atender”, disse Chidiac.
No seminário, o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, apresentou as principais características de cada país árabe e também deu dicas aos brasileiros que desejam vender aos árabes. "Exportar é o primeiro passo, mas é preciso investir no país de destino das exportações, ter uma atuação mais presente. Isso é fundamental para que o Brasil realmente se torne uma economia desenvolvida", disse.
Fonte: ANBA