Estivadores de Santos desistem de greve até sanção da MP dos Portos

RedacaoT1

Foto: Reprodução
Os estivadores que atuam no porto de Santos (SP) desistiram de iniciar uma greve em assembleia realizada nesta segunda-feira contra a Medida Provisória (MP) dos Portos. Eles se mantêm, contudo, em estado de greve.
“Podemos parar a qualquer momento”, disse o presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira. A entidade representa 5 mil estivadores na ativa e 6 mil aposentados.
A manifestação é contra o texto final da MP, que, segundo ele, foi aprovado sem uma emenda que expandia aos terminais privados fora do porto público a obrigatoriedade de contratar trabalhadores via Órgão Gestor de Mão de Obra (Ogmo). “A emenda foi acolhida no relatório do relator [senador Eduardo Braga, do PMDB-AM] mas não foi aprovada na Câmara. Isso vai criar uma concorrência desleal entre os terminais públicos e privados”, disse Oliveira.
O temor é que o dono da carga opte pelos terminais privados, esvaziando os portos públicos e, consequentemente, a oferta de trabalho aos portuários escalados via Ogmo.
Os estivadores vão esperar agora a sanção da presidente Dilma Rousseff para agir. Caso o pleito seja ignorado, prometem entrar em greve e levar a questão ao Supremo Tribunal Federal.
Fonte: Valor Econômico, Por Fernanda Pires