Peso dos impostos sobre os brasileiros

Autor(es): Casildo Maldaner
Agência Senado: 28/05/2013

Casildo Maldaner aponta peso dos impostos sobre os brasileiros


O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) disse que a próxima quinta-feira (30) completam-se os 150 dias do ano em que o brasileiro trabalha apenas para pagar impostos. Os dados, informou, são do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Estudo do instituto aponta que, em 2013, o contribuinte brasileiro destinará 41,08% do seu rendimento bruto para pagar tributos sobre os rendimentos, consumo e patrimônio, entre outros, sem ter a contrapartida nos serviços públicos de qualidade.
- No ano que passou, a arrecadação tributária total chegou a R$ 1,59 trilhão, equivalente a mais de 36% do PIB nacional. Trata-se de um volume gigantesco que, infelizmente, não tem sido revertido em benefícios na medida das necessidades brasileiras – lamentou o senador, em discurso nesta segunda-feira (28)
CVasildo Maldaner acredita que é preciso reduzir, simplificar e distribuir os impostos, já que a carga tributária impede que o país alcance o crescimento econômico. Apesar de considerar legítima a iniciativa do governo de conceder desonerações a setores específicos, o senador observou que esse tipo de medida apenas alivia temporariamente os problemas e que uma reforma tributária seria a solução mais acertada.
- Não há dúvida de que uma solução global para essa situação é difícil, demorada e extremamente trabalhosa. Tais dificuldades, entretanto, não podem se constituir em obstáculos intransponíveis, nem muito menos servir como justificativa para a inércia - afirmou.
Uma reforma tributária poderia, além de reduzir a carga, rever a distribuição entre os entes federados, na opinião do senador. Casildo lembrou o fato de que a União fica com 60% de tudo o que é arrecadado, enquanto os estados levam aproximadamente 24% e os municípios têm de se contentar com 16%.