MAN amplia exportações para o Chile

Montadoras 27/05/2013 18:01
Viviane Biondo

A MAN Latin America amplia seu portfólio de exportação ao Chile. Cinco modelos Volksbus 15.190 4x4 fabricados em Resende, RJ, embarcarão para operar em minas de extração de minério daquele país, em transporte de trabalhadores.
Para Marcos Forgioni, diretor de vendas, marketing e exportação, “o transporte de trabalhadores de minas no Chile representa importante demanda, embora não seja um segmento de alto volume”.
O Chile ocupa tradicionalmente a segunda posição no ranking dos maiores mercado de exportações da MAN LA, mas fechou o primeiro quadrimestre deste ano na liderança em embarques, superando a Argentina: 452 veículos, somados caminhões e ônibus, ante 433 do país parceiro de Mercosul.
Forgioni salienta, entretanto, que o cenário é pontual: “Os embarques ao Chile são terrestres e à Argentina, marítimos. A dificuldade para embarque no Porto de Santos, pelo grande movimento das últimas semanas, justifica essa alteração”.
Desde 1981 a MAN já exportou à Argentina 26 mil 304 veículos, e ao Chile, 16 mil. No total do ano passado a MAN vendeu ao Exterior 9 mil caminhões e ônibus, índice que para este ano é estimado em 10 mil unidades.
Na América Latina México, Uruguai e Equador também recebem veículos MAN produzidos em Resende. Fora da região são clientes países na África e no Oriente Médio.
Fonte: Agência AutoData