RJ: Alfândega do Porto do Rio "entra em campo" no combate à pirataria

A Alfândega da Receita Federal no Porto do Rio de Janeiro (ALF/RJO) apreendeu cerca de 240 mil bolas de futebol falsificadas, totalizando onze contêineres. A carga veio de portos chineses e resulta de cinco casos de Declaração de Importação, quatro casos de Declarações de Trânsito Aduaneiro e dois casos de Operação de Vigilância e Repressão.

Os modelos apreendidos imitam a Cafusa, que será a bola oficial da Copa das Confederações, e a Jabulani, bola da Copa do Mundo de 2010, e foram localizadas durante inspeções habituais da Equipe de Conferência Aduaneira de Importação e Exportação – Eqcad 01, do Serviço de Despacho Aduaneiro – Sedad da ALF/RJO. As atividades das equipes têm se intensificado por conta do início da Copa das Confederações e pela entrada no mercado dos produtos oficiais relacionados à Copa do Mundo, entre eles bolas de futebol.
A Adidas, fabricante das bolas oficiais, atestou a falsidade das mercadorias após análise. As bolas apreendidas - que não têm a logomarca do fabricante, mas apresentam design, cores e padronagem semelhantes às oficiais - serão destruídas.
 ALF-RJO-Bolas1b.JPG
ALF-RJO-Bolas2b.JPG
 Fonte: Receita Federal