Rio - A OGX, empresa controlada pelo empresário Eike Batista, anunciou a descoberta de petróleo em novo poço na Bacia de Campos. Apesar de a quantidade do mineral não ter sido divulgada, a descoberta ocorreu relativamente próxima à costa do Estado do Rio e em profundidade rasa. Segundo comunicado da companhia enviado à Bovespa, “foi identificada a presença de hidrocarbonetos em dois diferentes níveis de reservas arenosas”. A descoberta ocorreu no poço OGX-20, que pertence ao bloco BM-C-41. A concessão é controlada totalmente pela OGX.
O ponto da Bacia de Campos onde houve a descoberta fica a 85 quilômetros da costa do Norte do estado. Já o petróleo foi detectado a 130 metros de profundidade. Por outro lado, a camada do pré-sal, onde a Petrobras está iniciando a exploração comercial, os poços ficam entre 200 e 300 quilômetros da costa e chegam a ter 7 mil metros de profundidade.
“O poço OGX-20 marca um ano do início da nossa campanha exploratória, que teve taxa de êxito sem precedentes e que segue em plena execução na busca de novas descobertas e da delimitação das acumulações já identificadas”, declarou o diretor da OGX, Paulo Mendonça.
Oito poços em Campos
A OGX já descobriu presença de petróleo em oito poços da Bacia de Campos. A empresa estima que suas reservas estejam entre 2,6 bilhões a 5,5 bilhões de barris de petróleo. A expectativa é que a exploração comercial por parte da companhia comece no ano que vem.
A meta da OGX é extrair 730 mil barris por dia até 2015. A previsão para o fim da década é de produção de 1,38 milhão de barris diários. A petrolífera foi criada há dois anos e fez uma das maiores ofertas de ações da história na bolsa de valores brasileira.
Fonte: O Dia Online