Sebrae capacita pequenas empresas de petróleo e gás

Num momento em que empresas de todo o mundo se aproximam do Brasil de olho no setor de petróleo e gás, pequenas empresas brasileiras se unem a estrangeiras para tentar assegurar espaço no mercado interno.

Segundo estimativa do BNDES, os investimentos no setor devem somar R$ 340 bilhões entre 2010 e 2013.

A partir da percepção de que o país estava sendo "invadido", Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) começaram a buscar alternativas.

De um diagnóstico que apontou necessidade de inovação tecnológica e melhoria da competitividade - em preço, prazo e qualidade -, surgiu o Programa de Internacionalização da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás.

Iniciado no ano passado, com 30 empresas no Rio e na bacia de Campos, trabalha a qualificação e a cultura da internacionalização. Já foram realizadas 13 missões internacionais, e, das 30 empresas da primeira turma, 19 encontraram parceiro externo.

Para o diretor técnico Carlos Alberto Santos, um dos pontos positivos é a criação de oportunidades para que as pequenas empresas deem salto no processo produtivo.

Caso de sucesso é o da Polar, de componentes elétricos para plataformas, que selou joint venture com a holandesa Heinen & Hopman. A companhia já atuava no país, mas buscava atender as crescentes exigências de conteúdo e mão de obra locais.
"Com essa joint venture, consegui avançar 45 anos", diz Evandro Esteves, fundador da Polar e hoje diretor da Heinen & Hopman no Brasil.

Fonte: Folha Online