Guerra cambial é novo obstáculo ao livre comércio, diz OMC

Para Pascal Lamy, risco é que a batalha no câmbio entre EUA e China leve outros países a aumentarem tarifas e exigência de licenças.

GENEBRA – A contínua disputa sobre o valor das moedas, especialmente entre os EUA e a China, se tornou um novo e significativo obstáculo ao livre comércio, disse Pascal Lamy, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Em entrevista a The Wall Street Journal, ele disse que o risco é que a batalha no câmbio entre EUA e China leve outros países “a recorrerem a instrumentos tradicionais de comércio”, tais como aumentos de tarifas e exigências de licenças.

Lamy destacou que o câmbio é o domínio do Fundo Monetário Internacional (FMI). “O importante é manter os mercados abertos”, afirmou. Lamy, que participou da reunião do Grupo dos 20 (G-20) em Seul na semana passada mostrou, em geral, um tom otimista em relação ao comércio global. Afinal, as exportações informadas pelas maiores economias do mundo cresceram 23,8% para US$ 6,34 trilhões nos seis primeiros meses de 2010, de US$ 5,12 trilhões no mesmo período de 2009, segundo a consultoria Global Trade Information Services, com sede em Genebra. No primeiro semestre de 2009, as exportações haviam caído 30,4% na comparação com o mesmo período de 2008.

“Os governos fizeram um bom trabalho para conter o protecionismo”, disse Lamy, que dirige a OMC desde 2005. Mas, alertou, “as nuvens do protecionismo continuam – as nuvens do protecionismo que temos visto desde o início – e agora há estas novas nuvens do câmbio.” No centro do problema, disse Lamy, está o desemprego, sobretudo em economias ricas do Ocidente. “O desemprego de 10% nos EUA é uma bomba-relógio em potencial”, acrescentou. As informações são da Dow Jones.

Fonte: O Estado de São Paulo