Apex vai 'vender' o Brasil na Copa das Confederações

Agência de promoção de exportações desenvolve ação de marketing em que potenciais importadores serão levados para assistir aos jogos da Copa das Confederações.
Marcos Carrieri
marcos.carrieri@anba.com.br


São Paulo – A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) vai aproveitar a Copa das Confederações, evento que antecede a Copa do Mundo de 2014, para promover o Brasil e os produtos fabricados aqui. Entre 15 e 30 de junho, quando o torneio será realizado, a agência realizará o Projeto Copa, que irá trazer potenciais importadores de produtos brasileiros para conhecer o País e assistir aos jogos em um projeto de marketing de relacionamento que deverá gerar mais de US$ 1 bilhão em negócios para o País.
Arquivo/ANBA
Santana: Brasil vai receber empresários de mais de 60 países
A Apex já realiza ações semelhantes para o Carnaval e para a etapa brasileira da Fórmula Indy, que é promovida em São Paulo e, neste ano, será realizada nos dias 4 e 5 de maio. Segundo o coordenador do Projeto Copa da Apex Brasil, Ricardo Santana, a Copa das Confederações será um atrativo para os potenciais empresários estrangeiros.
“Temos a oportunidade ímpar de organizar plataformas de negócios no âmbito da Copa das Confederações. Levar o convidado para assistir a uma partida é um tratamento VIP oferecido a ele na visita ao Brasil, ele vai se sentir especial”, diz Santana. Esse “diferencial” de tratamento, afirma o coordenador do projeto Copa, pode ter resultados ainda melhores com os clientes árabes. “Sabemos que com os árabes é mais importante o relacionamento entre pessoas do que entre empresas” disse.

Divulgação/Portal da Copa
Fonte Nova, em Salvador: estádios terão área para os visitantes
 Mais de mil empresários de 63 países e 300 brasileiros já confirmaram presença no projeto, mas esta lista pode aumentar pois os visitantes serão escolhidos por associações parceiras da Apex Brasil, como aCâmara de Comércio Árabe Brasileira. A Apex irá levar os empresários para assistir a uma partida depois de realizar com ele uma agenda de negócios. As instituições parceiras da Apex também promoverão encontros dos empresários estrangeiros com potenciais fornecedores brasileiros.

Segundo o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, a instituição convidou empresários dos Emirados Árabes Unidos, Bahrein, Sudão, Omã, Kuwait, Jordânia, Líbano, Arábia Saudita, Argélia, Marrocos e Tunísia para vir ao País durante a Copa das Confederações. “Este projeto pode render negócios porque potenciais clientes e vendedores ficarão ‘tête-à-tête’. Os convidados farão visitas técnicas a fábricas, empresas e lojas no Brasil”, afirma Alaby.
Arquivo/ANBA
Alaby: grande chance de fazer negócios
 Santana afirma que o Projeto Copa deverá gerar mais do que o US$ 1,1 bilhão esperado em decorrência da Fórmula Indy de 2012. Para o Projeto Copa virão empresários de setores como artesanato, médico-hospitalar, casa e construção, moda, máquinas e equipamentos, economia criativa e serviços e saúde. Nos estádios, os visitantes estrangeiros ficarão em uma área da Apex Brasil com mais ações de marketing. “Queremos promover ações que saltem aos olhos dos convidados”, diz Santana.