Comitê estudará soluções para acelerar o escoamento da safra de grãos

RedacaoT1
Grupo composto por agências reguladoras, governo e iniciativa privada vão estudar prioridades de investimento e mudança no procedimento logístico.
Por meio de portaria interministerial, foi criado na terça-feira (23/4) um grupo que terá como finalidade estudar soluções para gargalos no escoamento da safra de grãos. O comitê é composto por representantes da Secretaria de Portos; dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e dos Transportes; ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres); Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários); Empresa de Planejamento e Logística S. A.; e também por membros da CNT (Confederação Nacional do Transporte).

Com isso, além de fiscalizar a circulação de grãos e determinar melhores métodos utilizados no Brasil e no exterior, será sugerido um plano de ação para orientar as iniciativas pública e privada na prioridade dada a investimentos e localizar as fontes de recursos para as ações sugeridas.
“O Brasil produziu 166 milhões de toneladas de grãos em 2011/2012 e a expectativa é ultrapassar os 184 milhões de toneladas em 2013. Por isso, a importância do desenvolvimento de ações conjuntas entre portos, transportes e agricultura”, disse o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que discutiu as ações com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, na manhã desta terça.
Segundo Andrade, o governo federal está atento às necessidades de escoamento da produção e tem trabalhado em conjunto com órgãos responsáveis para atender a demanda de safra recorde.
O ministro também afirmou que está em análise no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) um sistema para acelerar o processo de desembarque nos portos. “O produto precisa ser escoado, estamos trabalhando para ampliar a capacidade de estocagem”, destacou.
Fonte: Portal Transporta Brasil, Por Victor José