Argélia prevê importar US$ 2,2 bi em cereais este ano

Estimativa foi anunciada pelo ministro da Agricultura, Rachid Benaissa. Produção nacional é de 5 milhões de toneladas, mas 'a demanda não para de aumentar'.

Algérie Presse Service (APS)*
www.aps.dz
APS


País quer ampliar produção de cereais

M’sila, Argélia – O ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural da Argélia, Rachid Benaissa, disse nesta sexta-feira (23), em M’sila, no norte do país, que as importações de cereais deverão chegar a US$ 2,2 bilhões este ano. “O valor desta fatura ficará no mesmo nível do ano passado”, declarou.

Ele destacou a estabilidade das importações em dois anos consecutivos, mas defendeu a realização de esforços para reduzir a compra de cereais no mercado externo. Benaissa informou que a produção em 2013 deverá ser de 5 milhões de toneladas, contra 5,2 milhões de toneladas no ano passado.

O ministro ressaltou que a produção local aumenta “gradualmente”. Nos últimos cinco anos, a média anual ficou em 3 milhões de toneladas. Ele lembrou que a melhoria da safra é “estratégica para a segurança alimentar”. “O trigo duro e a cevada estão em progressão, ao passo que trigo mole está em baixa”, disse.

Benaissa disse ainda que a produção nacional vai aumentar por meio de uma estratégia de longo prazo, com a aplicação de políticas para o setor e iniciativas organizacionais. “Especialmente porque a demanda não para de aumentar”, concluiu.

*Tradução de Alexandre Rocha

Fonte: ANBA