MDIC apoia criação do Instituto de Foodservice Brasil, que movimenta R$ 130 bilhões ao ano

Editoria Comex do Brasil

Brasília - O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) participou essa quinta-feira do lançamento do Instituto de Foodservice Brasil (IFB). Na oportunidade, o secretario de Comércio e Serviços do MDIC, Humberto Ribeiro, apresentou as medidas do Plano Brasil Maior (PBM) às vinte empresas do comtemplam o IFB e que atuam no mercado de alimentação fora de casa. Hoje, o IBF concentra cerca de 170 mil empregos diretos no país, 4.160 unidades e atende R$ 80 milhões de consumidores por mês.

Em sua apresentação, Humberto Ribeiro também destacou a criação do Atlas Nacional do Comércio e de Serviços, e que possibilitará um maior conhecimento da realidade brasileira nesses segmentos, e que será apresentado no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços – Simbracs 2013.

Outro ponto de destaque, ainda segundo o secretário do MDIC, é o desenvolvimento de etiquetas inteligentes, que abrange vantagens como combate a roubo, pirataria, além do controle de cargas. O artefato permite também controlar em tempo real a localização de mercadorias desde a fábrica, passando por transporte, validade e composição alimentar, até chegar às mãos dos clientes.

Humberto Ribeiro destacou ainda ações de qualificação profissional, a exemplo do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e programas de certificação de bom atendimento desenvolvimento em conjunto com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Ações de racionalização tributária e simplificação do ambiente de negócios também são importantes. Hoje destacamos que é possível abrir uma empresa LTDA de baixo risco em até 48 horas pela internet, em Brasília”, lembrou o secretário.

Na oportunidade, o secretário ainda reforçou estudos para que marcas brasileiras de redes de franquias e restaurantes possam ter um plano de internacionalização.

Mercado em crescimento

O mercado de Food Service no Brasil movimenta em torno de R$ 130 bilhões ao ano. Em 2012, cerca de 32% da população brasileira fizeram suas refeições fora de casa ou compraram alimentos prontos e os levaram para suas residências. Trata-se de um mercado em constante crescimento. Em 2002, por exemplo, este índice estava em 24%. A título de comparação, o mercado de Food Service atende 49% da população, nos Estados Unidos.

“Nos últimos anos, tivemos um expressivo crescimento do mercado de alimentação fora do lar devido ao aumento da renda e mudança de hábitos de consumo”, diz Tupa Gomes, CEO da Martin Brower e coordenador geral do IFB. “Tudo indica que esses fatores vão continuar a impulsionar o segmento, que deverá atingir uma penetração semelhante à dos Estados Unidos em alguns anos”, destacou o CEO, que também confirmou presença no Simbracs 2013.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MDIC