Governo lança em Ipatinga plano para arranjos produtivos locais de petróleo, gás e naval

Governo lança em Ipatinga plano para arranjos produtivos locais de petróleo, gás e navalBrasília (16 de abril) – A secretária de Desenvolvimento da Produção do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Heloisa Mnezes, lança nesta quarta-feira (17/4), em Ipatinga (MG), o Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APLs) para fortalecimento da competitividade e inserção das indústrias de Minas Gerais na cadeia produtiva dos setores de petróleo, gás e naval. O evento será às 13h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

“O grande esforço do governo federal para revitalizar a indústria naval brasileira já está nos possibilitando o aumento da competitividade das empresas de Minas Gerais e a agregação de valor a parte do minério que o estado exporta”, afirma o ministro Fernando Pimentel. A ação para APLs é parte do Plano Brasil Maior e do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), com apoio do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Ipatinga (Sindimiva).
No total, 30 empresas serão contempladas. O foco do projeto será o território que comporta o Vale do Aço, onde serão beneficiadas as empresas que atuam nos setores metalmecânico e metalúrgico. Complementarmente, indústrias nas áreas de eletroeletrônico, metalmecânico e serviços de engenharia da Região Metropolitana de Belo Horizonte, que tenham sinergia com aquele território, também poderão ser favorecidas.
O benefício será por meio de cursos e consultorias para melhorar a gestão administrativa e financeira e incentivar a inovação tecnológica. Para isso, estão previstas ações como mapeamento das oportunidades de fornecimentos de produtos e serviços; mapeamento do parque industrial mineiro com potencial de se tornar fornecedor do segmento; elaboração de material impresso e eletrônico; análise de inteligência sobre o mercado nacional e internacional; levantamento e implementação de projetos de desenvolvimento e inovação tecnológica, entre outras. As ações serão executadas a partir de convênio assinado entre MDIC e Instituto Euvaldo Lodi de Minas Gerais, com vigência até 2014.
 
Durante o evento ainda serão assinados dois memorandos de intenções. Um entre o APL Metalmecânico Vale do Aço e o cluster norueguês NCE Node e outro entre o Senai-Ipatinga com o centro de treinamento em perfuração, Nortran.
 
Workshop 
Na quinta-feira (18/4), será realizado o 1º Workshop Regional do Plano de Desenvolvimento de APLs. O objetivo é discutir e definir as ações a serem desenvolvidas nas empresas da região que farão parte do plano. O encontro começa às 8h30, também no auditório da Fiemg. Informações sobre o workshop podem ser obtidas pelo telefone (31) 3824-2710.
 
O setor de petróleo, gás e naval também integra o Plano Brasil Maior por meio do conselho de competitividade específico, formado por representantes do governo, da iniciativa privada e dos sindicatos. A coordenação do grupo é da secretária Heloisa Menezes e a vice coordenação de Ricardo Cunha da Costa, do BNDES.
 
Serviço:Lançamento do Plano de Desenvolvimento de APLsData: 17/04/2013
horário: 13h30
Local: auditório da Fiemg, Avenida Pedro Linhares Gomes, nº 5.431, Bairro Horto, Ipatinga (MG)