Correio Braziliense - 11/06/2011
O cerco aos importados está aumentando, enquanto o dólar segue enfraquecido frente ao real. Na próxima semana, o governo vai anunciar uma nova medida contra a prática de dumping (concorrência desleal). Os Ministérios da Fazenda e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) vão criar um grupo de inteligência focado em investigar grupos que atuam na tentativa de burlar barreiras comerciais existentes — e que não são poucas.
A portaria interministerial que determinará a criação do grupo especializado é aguardada para a segunda-feira. O governo formará uma equipe (ainda sem número definido de membros) para passar um pente fino nas importações de produtos, como calçados, têxteis e veículos. O grupo irá cruzar os dados da Receita Federal, incluindo também operações na alfândega. A meta é identificar, por exemplo, produtos que são proibidos de um determinado país, mas que acabam entrando no território brasileiro a partir de outras nações que não estão na lista da defesa comercial em vigor.
O Mdic também já começou a identificar casos de triangulação, além dos de dumping. “Descobrimos que estava ocorrendo importação de cobertor sem a barra para escaparem da restrição. Era uma forma de agregar um valor muito pequeno ao produto e que tem pouco impacto na indústria nacional”, explicou a secretária de Comércio Exterior do Ministério, Tatiana Prazeres. Ela informou que as investigações serão intensificadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!