Implantado em julho de 1999, o Programa nasceu da experiência do PGNI que constatou a necessidade de se criar condições específicas e diferenciadas para o atendimento às micro e pequenas empresas no seu desafio de inserção no comércio internacional.
O PAE tem como principais objetivos:
* Auxiliar na criação e disseminação de cultura exportadora, através da sensibilização e capacitação de micro e pequenas empresas para o comércio exterior;
* Apoiar projetos e iniciativas, governamentais ou privadas, que visem aumentar as exportações, tais como a formação de consórcios de exportação.
A partir desse cenário, foram desenvolvidos produtos e serviços voltados para o atendimento das necessidades das micro e pequenas empresas, tais como:
* Consultoria em Negócios Internacionais;
* Treinamentos em comércio exterior e câmbio;
* Produtos e Serviços no canal Internet (Sala Virtual de Negócios Internacionais), tais como: Balcão de Comércio Exterior, ACC/ACE, câmbio pronto, carta de crédito (pedido), impressão de contratos de câmbio, informativos etc.
O Programa conta com diversas parcerias dentre as quais destacam-se o convênio com a APEX - Agência de Promoção de Exportações do Brasil, que facilitou o acesso a diversos tipos de treinamentos em comércio exterior, e com o Ministério das Relações Exteriores que ampliou o oferecimento de apoio às empresas no exterior.
Por meio desses facilitadores, o PAE promove a mudança cultural necessária ao início das atividades de comércio exterior, superando a complexidade dos negócios internacionais e possibilitando a conquista de novos mercados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!