Bordeaux 2011: Falta de chuva, altas temperaturas e muita luz solar

15:16, 9 DE NOVEMBRO DE 2011 GIANNI TARTARI BORDEAUX, FRANÇA

A região de Bordeaux precisa de chuva, dizem os enólogos, porém a região tem passado por um período de seca nunca antes visto. Além da falta de chuva, as altas temperaturas e as horas de exposição ao sol são recordes para a safra de 2011.

Desde janeiro, Bordeaux teve chuvas muito abaixo do habitual: 27mm em vez de 92mm de média em janeiro; 62mm em vez da média de 82mm em fevereiro, menos da metade da média de 70mm em março e apenas 11,2mm de chuva em vez da média de 82mm em abril.

Em recente entrevista, Jean-Claude Berrouet, influente enólogo de Bordeaux e primeiro enólogo permanente do Château Petrus (além de Trotanoy, La Fleur Petrus entre outros), disse nunca ter visto clima parecido na região. “As horas de exposição à luz solar e às altas temperaturas tem sido muito mais elevadas do que o normal”, disse Berrouet: 279 horas em Abril, ao contrário da média de 177 horas daquele mês, por exemplo.

Jean-Claude Berrouet, enólogo do Château Petrus

“A tendência continuou em maio”, disse Eric Boissenot, enólogo do Château Latour, Château Margaux, Château Lafite-Rothschild e muitos outros famosos da margem esquerda do rio Gironde, na área do Medoc. “Embora a floração tenha sido muito homogênea e as videiras estejam saudáveis, o tempo seco poderá se tornar um problema se continuar no verão, porque resultará em estresse hídrico para as vinhas”, comenta Boissenot.

Eric Boissenot, enólogo consultor de vários châteaux de Bordeaux

“Por enquanto, as expectativas são de uma colheita precoce, já que o desenvolvimento das uvas está pelo menos duas semanas adiantado”, conclui Boissenot.

Será que a safra de 2011 poderá ser comparada à safra de 2003? Nesse ano uma onda de calor atingiu a Europa e os vinhos produzidos em Bordeaux também foram afetados pelas altas temperaturas.

A praça da Bolsa de Bordeaux

Agora é esperar até 2013, quando chegarão ao mercado as primeiras garrafas de Bordeaux 2011 para provar e comprovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!