Valor Econômico - 29/11/2011
As empresas francesas têm aumentado suas exportações para o Brasil nos últimos anos, mas o crescimento tem sido inferior ao registrado pelo conjunto da União Europeia.
De janeiro a setembro deste ano, as exportações francesas ao Brasil cresceram 12,75% sobre o mesmo período de 2010, enquanto as da União Europeia aumentaram 18,87%. Em 2009, as exportações francesas para o Brasil caíram 25,9%, mais que os 23,9% registrados pelo conjunto dos países europeus. No mesmo ano, 62 companhias francesas decidiram fixar bases no Brasil.
Diante da frágil recuperação das economias desenvolvidas, o ritmo de inserção das companhias francesas em países emergentes, incluindo o Brasil, só tende a aumentar, na avaliação da Oseo, a agência francesa de fomento à inovação.
Neste ano, a Câmara de Comércio França-Brasil promoveu 33 missões de prospecção comercial entre os dois países, número 32% maior que o realizado no ano passado. No período, 331 empresas francesas entraram em contato com a entidade em busca de informações para investir no Brasil. O número supera o registrado em 2010, quando 325 empresas demonstraram interesse pelo país.
O Brasil vê com bons olhos a aproximação da França e de outras nações que buscam expandir mercados além fronteiras, desde que isso se traduza em transferência de tecnologia ao país. "Só há interesse do Brasil nessas parcerias se houver transferência e desenvolvimento de tecnologia para gerar riqueza aqui. Em troca, nós oferecemos nosso mercado interno", diz o secretário de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Nelson Akio Fujimoto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!