Autor(es): agência o globo:
O Globo - 26/01/2012
BRASÍLIA. O governo deu ontem mais um passo para proteger a indústria brasileira da concorrência desleal dos importados. A Câmara de Comércio Exterior (Camex) criou um grupo de trabalho encarregado de selecionar cem produtos que terão o imposto de importação elevado. Esses itens serão adicionados a outros cem que já fazem parte da lista de exceção da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul.
Segundo o secretário-executivo da Camex, Emílio Garofalo Filho, o grupo começará a receber sugestões do setor privado sobre que tipo de importado está afetando negativamente a indústria nacional e a nova tributação (que pode chegar a 35% para manufaturados) deve começar a valer em março ou abril. Ela será válida por 12 meses, prorrogáveis por mais um ano.
Ele explicou que a diferença entre esses grupos de produtos é que a lista de exceção da TEC é composta por itens cujo imposto de importação pode ser elevado ou reduzido de acordo com as necessidades do mercado nacional. Já os novos cem itens só sofrerão elevação de imposto.O secretário justificou a adoção de novas medidas protecionistas:
- Houve uma mudança na conjuntura internacional. A Europa em crise tende a importar menos e exportar mais. (Martha Beck)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!