Novo terminal do aeroporto de Guarulhos deve ficar pronto sábado

Autor(es): Por André Borges | De Brasília
Valor Econômico - 18/01/2012

Com cerca de mil funcionários divididos em três turnos de trabalho, a Delta Construção garantiu à Infraero que vai entregar neste sábado, dia 21, o novo terminal do aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo. Essa é a data limite para que a construtora cumpra o contrato firmado com a estatal. Se não cumprir, será multada. Após dez dias para ajustes operacionais, a Infraero promete que no início de fevereiro Cumbica terá um novo terminal em operação.

A entrega das obras do Terminal 4 - embora só existam até hoje os terminais 1 e 2 - coloca fim a um contrato conturbado. Em julho do ano passado, o projeto foi contratado em regime de urgência pela Infraero, portanto, sem licitação. O argumento usado para justificar o acordo foi a demanda projetada para as festas de fim de ano, as quais, segundo a Infraero, poderiam causar um caos em Cumbica se o novo terminal não entrasse em operação. O fato é que o projeto não foi entregue para o fim do ano e a Infraero teve de "se virar no braço", como definiu o presidente da estatal, Gustavo Vale.

O contrato firmado com a Delta é de R$ 85,75 milhões. Segundo a Infraero, o atraso na obra foi resultado de um incidente ocorrido em dezembro, quando parte da cobertura do terminal caiu e a empresa foi obrigada a trocar toda a estrutura. "As obras passaram por um acidente de percurso, mas no fim tudo deu certo. No início de fevereiro o aeroporto já terá esse novo terminal em pleno funcionamento", diz João Márcio Jordão, diretor de aeroportos da Infraero.

O novo terminal, diferentemente dos chamados "puxadinhos", tem uma estrutura definitiva. Segundo a Delta Construções, na área de embarque foram instalados 34 balcões de check in, dez portões de embarque e seis portões de checagem de segurança com equipamentos de raio X, além de esteiras de bagagem. A área de desembarque tem três posições para entrega de bagagens. O terminal foi equipado com cinco elevadores e dois estacionamentos, com capacidade para 600 veículos.

A estrutura foi erguida no antigo terminal de cargas da Vasp, que era ocupado para guardar cargas detidas ou abandonadas. Para aproveitar a estrutura do local, a Infraero decidiu que fará o mesmo tipo de intervenção no hangar da Transbrasil, que fica ao lado da estrutura da Vasp. Dessa vez, no entanto, a intenção é passar o projeto para o concessionário que vencer o leilão de Cumbica, programado para 6 de fevereiro.

A decisão da Infraero de contratar uma empreiteira sem realização licitação causou polêmica. Auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) questionaram a escolha da Delta Construções para tocar as obras, já que a empresa não acumulava experiência nesse tipo de projeto. A empresa não comenta o assunto. Em setembro do ano passado, a Justiça Federal em São Paulo chegou a determinar a paralisação da obra. A Infraero, no entanto, conseguiu reverter a decisão e as obras foram retomadas.

A concessão do aeroporto de Guarulhos prevê a construção de seu terceiro terminal. A previsão da Infraero é de que a estrutura esteja em operação já em 2014, com capacidade inicial de receber 7,5 milhões de passageiros por ano. Quando for concluído, sua capacidade saltará para até 18,8 milhões de pessoas, anualmente. Em 2010, o aeroporto teve crescimento de 23% no volume de passageiros sobre o ano anterior, recebendo 26,8 milhões de pessoas. No ano passado o volume chegou a 31,5 milhões de passageiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!