O Globo - 18/01/2012
Galpão às margens da Via Dutra estocava produtos importados legalmente e mercadorias apreendidas
Uma sobrecarga de energia pode ter sido a causa do incêndio que destruiu um dos galpões arrendados pela Receita Federal na localidade de Jacutinga, às margens da Via Dutra, em Nova Iguaçu. O fogo começou às 20h de anteontem e só foi controlado às 10h de ontem. No local havia produtos importados legalmente, avaliados em US$30 milhões (R$53 milhões), e, numa área menor, estavam guardadas mercadorias apreendidas pela Receita. Ninguém ficou ferido.
Curiosos provocam engarrafamento na Dutra
Por causa do incêndio, houve um engarrafamento de cerca de quatro quilômetros no sentido Rio da Dutra, a partir do Km 173. Muitos curiosos diminuíam a velocidade dos veículos para observar o trabalho dos bombeiros. As equipes deslocadas tiveram dificuldades para debelar o fogo, porque, segundo eles, os produtos guardados no galpão eram de fácil combustão.
O comandante do Quartel dos Bombeiros de Nova Iguaçu, coronel José Cole, afirmou que havia muito material estocado.
- É uma empresa que trabalha em conjunto com a Aduana do Brasil e tem diversos tipos de objetos estocados - disse.
Ao todo, de acordo com o comandante, dez equipes de diversos quartéis da região, num total de cerca de cem homens, trabalharam para combater o incêndio durante a noite de segunda e a madrugada e a manhã desta terça.
Segundo Cole, no local ainda havia material queimando à tarde, mas a situação já estava sob controle. O coronel também reforçou que as causas do incêndio só serão conhecidas através de perícia. Mas, segundo a empresa TMM, responsável pelo espaço, a causa mais provável teria sido uma sobrecarga na distribuição da rede elétrica do prédio.
Comissão fará levantamento de tudo o que foi perdido
Na parte do galpão destinada aos produtos importados estavam guardados equipamentos de informática, eletroeletrônicos, geladeiras, tecidos e produtos de beleza. No setor das mercadorias apreendidas, havia alimentos impróprios para consumo, lâmpadas e componentes eletrônicos. A maior parte dessas mercadorias teria sido destruída.
Segundo a empresa TMM, todas as mercadorias de propriedade das importadoras estavam seguradas. A Receita Federal vai instituir uma comissão interna para fazer um levantamento completo de tudo o que foi perdido no incêndio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!