Países ibero-americanos discutem estratégia regional de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros diretos (Portal Apex-Brasil)

Com o objetivo de desenvolver uma estratégia regional de promoção de exportações e de atração de investimentos em países ibero-americanos, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove, nos dias 11 e 12 de outubro, em parceria com a agência de promoção comercial do México (ProMéxico), a terceira reunião da Rede Ibero-americana de Organismos de Promoção Comercial (Redibero) em 2010, desta vez na Cidade do México. Desde outubro de 2009, a Apex-Brasil preside a Redibero.

A Redibero reúne agências de promoção comercial de 20 países latino-americanos e de Portugal e Espanha e é um fórum criado para o intercâmbio de melhores práticas de promoção comercial.

A reunião da Cidade do México tem como objetivo conhecer os programas de apoio à exportação que organismos internacionais oferecem, bem como discutir os programas de cooperação e de recursos disponíveis para organismos de promoção comercial.

A reunião também marca o início dos trabalhos do projeto Bem Público Regional, desenvolvido em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A iniciativa tem como meta promover um diálogo entre os organismos de promoção comercial que permita identificar as melhores práticas e, no futuro, construir estratégias que promovam a imagem da região ibero-americana, fortaleçam as cadeias produtivas regionais, permitam investimentos conjuntos, estabeleçam uma promoção comercial comum, multipliquem os serviços de exportação e definam uma estratégia regional de promoção de exportações e de atração de investimentos estrangeiros diretos.

Na programação do evento também estão palestras da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido) sobre programas de apoio a projetos de exportação e do International Trade Center (ITC) sobre iniciativas de promoção da imagem das nações.