MDIC
09/03/2010
O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, chega hoje (9/3) à China para acompanhar as obras do pavilhão brasileiro da Expo Xangai 2010. A abertura do evento está marcada para o dia 1º de maio e o Dia do Brasil na exposição será em 3 de junho. Com duração de seis meses, a exposição irá contar com a presença de 192 países, 50 organismos internacionais e público estimado de 70 milhões de visitantes.
O pavilhão brasileiro será instalado em uma área de dois mil metros quadrados, compartilhada com representações dos Estados Unidos, Colômbia e Peru. O espaço contará com salas para apresentações, auditório para shows artísticos e debates técnicos, restaurante e bar-café. A participação brasileira no evento está sendo coordenada por uma comissão interministerial presidida pelo secretário-executivo do MDIC, Ivan Ramalho.
Durante a viagem, o secretário fará ainda uma visita ao comissário-geral da Expo Xangai, Hua Junduo. Na avaliação de Ramalho, a Expo Xangai representa uma grande oportunidade de posicionamento do Brasil na China, que é um mercado estratégico. “Ao longo da feira, estaremos expondo o que o nosso país tem de melhor e mais avançado e assim poderemos consolidar a imagem do Brasil como um país moderno, diverso, com muito potencial tecnológico e oportunidades para investidores. Sem dúvida, a Expo Xangai será um grande passo no estreitamento de nossas relações com a China, que desde o ano passado tem sido o nosso maior parceiro comercial”, considerou.
Cidades pulsantes
Em Xangai, os expositores irão explorar o potencial da vida urbana no século XXI, com o tema "cidade melhor, vida melhor" (better city, better life), escolhido pelo fato de que mais de 55% da população mundial vive hoje em cidades. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) articula a participação brasileira no evento, sendo o presidente da entidade, Alessandro Teixeira, o comissário para a Expo Xangai. O lema do Brasil será "cidades pulsantes: sinta a vida das cidades brasileiras", que dará destaque para as transformações e mudanças previstas com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 na cidade do Rio de Janeiro.
Os objetivos dos expositores brasileiros são promover setores nacionais que possuem reconhecida competitividade internacional para o desenvolvimento sustentável das cidades e divulgar o posicionamento do país sobre temas estratégicos, como biocombustíveis e outras energias limpas e renováveis, segurança alimentar, fronteira agrícola e preservação da Amazônia. As apresentações irão se concentrar em três eixos temáticos: desenvolvimento com sustentabilidade – bem estar de todos, espaço democrático – participação popular e diversidade – cidade global.
A ideia que servirá de inspiração é a alegria do povo brasileiro, refletida nos espaços urbanos do país. Para reforçar a identidade cultural dos brasileiros, foi escolhido como embaixador da representação o escritor Paulo Coelho, autor de romances reconhecidos internacionalmente e bastante admirados pelos chineses.
Na esteira de importantes feiras internacionais, que remontam à tradição da Grande Exposição da Indústria para Todas as Nações, de 1851, em Londres, a Expo Xangai segue a vocação de espaço de intercâmbio científico, econômico, tecnológico e cultural. A feira é uma marca mantida pelo International Exhibitions Bureau e a exposição anterior foi em Zaragoza, na Espanha. Hoje, ela corresponde ao terceiro maior evento do planeta, perdendo apenas para os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo.
Para saber mais sobre a Expo Xangai 2010, acesse:
http://www.expo2010brasil.com/
http://en.expo2010.cn/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário, muito obrigado pela sua visita!