MDIC e Apex-Brasil realizam Missão Empresarial Colômbia-Peru

Uma delegação brasileira com representantes do governo e mais de 40 empresários visitam Lima (Peru) e Bogotá (Colômbia), de 22 a 25 de março, para discutir o comércio entre os países e participar de reuniões empresariais. O grupo será chefiado pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ivan Ramalho, que também coordenará reuniões da Comissão de Monitoramento do Comércio Brasil-Peru (22/3) e Brasil-Colômbia (24/3). A Missão Empresarial está sendo organizada pelo MDIC e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Na agenda da reunião da Comissão de Monitoramento Brasil-Peru estão a abertura do mercado brasileiro para produtos vegetais e pesqueiros peruanos, defesa comercial, integração de cadeias produtivas, promoção comercial bilateral, intercâmbio de informações estatísticas e de bens, além de cooperação em serviços e entre o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e o El Instituto Nacional de Defensa de la Competencia y de la Protección de la Propiedad Intelectual (Indecopi). Esta é a terceira vez que o grupo se reúne para discutir comércio bilateral.

Em Bogotá, na segunda reunião da Comissão de Monitoramento Brasil-Colômbia, serão tratados os assuntos defesa comercial, certificado de origem para produtos lácteos, regime especial fronteiriço para as cidades de Letícia (Colômbia) e Tabatinga (AM) e Certificado Sanitário Internacional (CSI) para exportação de carne de bovinos. Ainda serão discutidos integração de cadeiras produtivas e intercâmbio de informações estatísticas de bens e serviços.

Primeira exportação

No grupo de mais de 40 empresários que participam da Missão Empresarial Peru-Colômbia estão micro e pequenas empresas que fazem parte do Programa Primeira Exportação da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) do MDIC. O programa tem como objetivo apoiar a inserção dessas instituições no mercado internacional a partir do acompanhamento e da consultoria gratuita para a realização da primeira exportação.

A Unidade de Inteligência Comercial da Apex-Brasil preparou estudos de mercado específicos para a missão, com o objetivo de identificar, nesses mercados, os segmentos com melhores oportunidades de crescimento no comércio bilateral. A partir desses dados, foram selecionadas empresas das áreas de casa e construção civil, eletroeletrônicos, eletrodomésticos, máquinas e equipamentos, químicos, saúde e veículos para participaram da missão. Para esse grupo, serão realizadas reuniões de negócios e visitas comerciais.

Peru

Em 2009, as exportações brasileiras para o Peru foram de US$ 1,489 bilhão, redução de 35,2% em relação ao ano anterior - US$ 2,299 bilhões. Nesse período, o país ocupou a 26ª posição no ranking de mercados compradores em 2009 - 0,97% das vendas brasileiras.

A pauta de exportação para o Peru, correspondente ao ano de 2009, foi composta por 80,2% de produtos industrializados e 19,7% de básicos. Os principais produtos exportados foram óleos brutos de petróleo e produtos semimanufaturados de ferro e aço.

Nas importações, houve redução de 49,4% sobre o ano anterior. Em 2009, o Brasil comprou US$ 484,0 milhões do Peru, enquanto em 2008 esse valor havia sido de US$ 956,0 milhões. A participação na pauta de importação brasileira foi de 0,28% - 43ª posição no ranking de mercados fornecedores de produtos ao Brasil.

Nesse ano, a pauta de importação foi composta por 84,3% de produtos industrializados e 15,7% de produtos básicos. A maior parte das importações foi de minerais e seus derivados, como cobre, zinco e prata.

Colômbia

As exportações brasileiras para a Colômbia somaram US$ 1,8 bilhão em 2009, o que representou retração de 21,5% sobre 2008, quando as vendas externas para o país fecharam em US$ 2,3 bilhões. As exportações do Brasil para o país representaram 1,2% das vendas totais. A Colômbia ocupou a 22ª colocação dentre os compradores de produtos brasileiros.

Em 2009, as exportações para o país foram compostas por 88,8% de produtos industrializados e 11,0% de básicos. Foram vendidos, principalmente, milho em grão, propileno e terminais portáteis para telefonia celular.

As importações brasileiras provenientes da Colômbia totalizaram US$ 567,9 milhões no ano passado. A retração foi 31,5% em relação a 2008 - US$ 829,2 milhões. Entre os países fornecedores de produtos para o Brasil, a Colômbia ocupou a 38ª posição - 0,4% das compras totais.

As importações brasileiras provenientes do país foram compostas por 63,7% de produtos industrializados e 36,3% de produtos básicos. As importações foram em sua maior parte de produtos minerais e químicos, como carvão e PVC.

Fonte: MDIC